Arqdigital promoveu debate estratégico sobre Execução Extrajudicial no 14º Congresso Fenauto.
Painel reuniu lideranças do setor automotivo e financeiro para discutir os impactos do Marco Legal das Garantias e o futuro do crédito no Brasil
A Arqdigital marcou presença no 14º Congresso Fenauto, um dos eventos mais relevantes do setor automotivo. No segundo dia do encontro (20/11), a empresa conduziu o painel “Crédito em Transformação: Um Panorama da Execução Extrajudicial no Brasil”, realizado na Arena Auto Avaliar e mediado pela jornalista Alessandra Dias. O debate reuniu especialistas que vêm liderando a modernização do crédito garantido no país: Eduardo Aggio, presidente do Detran-SP; Cíntia Falcão, diretora executiva da ACREFI; e Dra. Lidiane Carrião, CEO da Arqdigital.
O painel destacou pontos essenciais sobre o novo cenário do crédito no Brasil, marcado pela evolução tecnológica dos DETRANs, pelo fortalecimento das Entidades Registradoras de Contratos (ERCs) e pela implementação da Lei nº 14.711/2023, o Marco Legal das Garantias. Esse conjunto de avanços acelera a consolidação da Execução Extrajudicial como um modelo mais ágil, seguro e eficiente para a recuperação de garantias — com impactos diretos para cidadãos, instituições financeiras e órgãos públicos.
A partir das experiências já estruturadas em São Paulo e Mato Grosso do Sul, o debate demonstrou como o serviço vem transformando a relação entre crédito, governança pública e segurança jurídica.
O objetivo central do painel foi apresentar uma visão clara e didática sobre como a Execução Extrajudicial está se consolidando no Brasil, quais são os impactos econômicos e sociais dessa mudança, o papel dos DETRANs, das instituições financeiras e das ERCs e como a tecnologia torna o processo mais transparente, seguro e eficiente.
Durante sua participação, o Dr. Eduardo Aggio apresentou os resultados de São Paulo, um dos estados pioneiros na implantação do fluxo de Execução Extrajudicial e que já registra um volume expressivo de processos iniciados. Ele reforçou a importância da tecnologia, da governança pública e da segurança jurídica para consolidar o modelo em âmbito nacional. Aggio destacou ainda como a desburocratização, aliada a sistemas robustos e confiáveis, fortalece o serviço público: “O papel estratégico dos DETRANs nesse novo marco do crédito brasileiro é garantir segurança, transparência e agilidade, fortalecendo a proteção à propriedade e ao crédito.”
A diretora executiva da ACREFI, Cíntia Falcão, trouxe a perspectiva das instituições financeiras, enfatizando que o Marco Legal das Garantias proporciona mais eficiência ao reduzir incertezas, diminuir custos e aumentar a capacidade de recuperação de crédito. Com base nas experiências de Mato Grosso do Sul e São Paulo, Cíntia ressaltou: “O novo fluxo permite combater a inadimplência, melhorar taxas de juros, e mais que isso, permite impulsionar a economia do país. A ACREFI está otimista e aguarda que mais estados implantem o serviço com rapidez e qualidade.”. Ela reforçou ainda que simplificar processos jurídicos e econômicos é determinante para elevar a competitividade do país.
Ao apresentar o papel estratégico das ERCs como elos integradores do ecossistema, a CEO da Arqdigital destacou que as registradoras têm a responsabilidade de conectar instituições financeiras e DETRANs por meio de fluxos uniformess, ágeis e seguros. Dra. Lidiane Carrião relembrou o início da jornada do registro eletrônico no Brasil — um período marcado por dúvidas e incertezas — e ressaltou que, desde então, a Arqdigital manteve sua essência inovadora, adaptando-se às necessidades do mercado com total conformidade legal e aderência às regulamentações do setor.
Segundo a executiva, a maturidade alcançada pelo segmento demonstra a evolução do país em governança e tecnologia: “Assim como ocorreu com os registros de contrato, acreditamos que a Execução Extrajudicial seguirá o mesmo caminho: amadurecimento, segurança jurídica e inovação contínua.”
O painel também evidenciou que o Brasil vive uma oportunidade histórica para elevar o crédito garantido a um novo patamar, sustentado por quatro pilares essenciais: tecnologia, governança pública moderna, segurança jurídica e integração institucional. Com o crédito como motor da economia e o registro público como base de sua confiabilidade, a união entre DETRANs, instituições financeiras, ERCs e empresas de tecnologia será decisiva para construir um fluxo de crédito mais integrado, transparente e eficiente.
A Arqdigital reafirma seu compromisso com a inovação, com o fortalecimento do setor e com a entrega de soluções que impulsionem o crescimento econômico do Brasil.
Os mais lidos
- Desvendando a Resolução CONTRAN nº 807/2020: O Que Você Precisa Saber.
- Recuperação Extrajudicial de Garantias Veiculares: O que muda com a Resolução CONTRAN nº 1.018/2025?
- Arqdigital: Um Great Place to Work com 94% de Satisfação!
- Arqdigital chega ao Rio Grande do Norte: Mais um Estado, Mais Soluções!
- Arqdigital Renova Certificação ISO 27001